sexta-feira, 26 de maio de 2017

HOMENAGEM A UMA AMIGA





De Letícia Carvalho, doutora em educação e professora universitária, para a amiga aniversariante Cristine da Cunha Lima Rosado:

"No dicionário, a definição de resiliência é: "propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica". Tudo a ver com você. Quando parece que não tem mais o que acontecer... acontece! Por mais que chore, esperneie, tome remédio... somos submetidos às deformações elásticas. Como voltar ao formato de antes? Tratando também de elasticidade (de outra natureza), Einstein afirma que a mente que se abre a uma nova ideia jamais retornará ao seu tamanho original. Então, devemos seguir por aí "deformados"? O que pode nos manter inteiras quando a vida teima em nos despedaçar? Quando não vemos mais o futuro e não entendemos mais o presente, só nos resta olhar para o passado. Não com saudosismo, muito mais na busca de entender a razão do absurdo do presente. E olhando para trás, você percebe que, entre tantas perdas vividas, sempre há a evidência de um ganho.  Você está cercada de gente. Gente que te quer bem simplesmente porque você é você. Como pode, em um mundo tão líquido, viver laços tão sólidos de amor? Simples: aquilo que se semeia, se colhe (nem sempre exatamente no local que se plantou, mas se colhe; isso é certo).
Enquanto muitos trabalhavam até altas horas no domingo, você sempre insistiu para que o almoço em família não se perdesse.
Enquanto muitos procuravam um curso para ganhar dinheiro, você procurava algo para servir aos outros melhor.
Enquanto muitos pisavam os outros para chegar onde queriam, você propunha uma caminhada parceira, afinal, vence melhor quem vence junto.
Enquanto muitos valorizavam o ter, você valorizava o ser.
Enquanto muitos se preocupavam em receber, você se ocupava em dar.
E agora? Qual a colheita? Se olhar de forma superficial, pode até pensar: de que valeu esse plantio? Olha só onde estou hoje!
Mas você não é das superficialidades (não considerando aqui as leituras dinâmicas 😬). Você é das profundidades, das relações sólidas. Assim, percebe que todo o seu investimento de vida não foi em vão. Você conseguiu algo que a maioria das pessoas não consegue: priorizar GENTE. Por isso, quando olhar para o futuro e não o tiver visualizando muito bem, é só se apoiar nos ombros que estão do seu lado, sempre. E só assim essa "deformação" se revela: é a transformação que a vida nos possibilita para saber quem somos e quem temos, que vale infinitamente mais do que o que temos.
E o meu desejo de hoje? Que você não volte à forma original,  mas siga  nessa vida maluca que quer nos esticar cada dia mais. E o meu desejo é ter sempre o privilégio de ser um pequeno ombro, que de alguma forma contribua para que veja mais longe. E que você nunca perca essa capacidade de se refazer e de (des)aprender."




Nenhum comentário:

Postar um comentário