quinta-feira, 18 de maio de 2017

DO BLOG CURIOZZZO





SABIA QUE A MAIOR ÁRVORE DE NATAL-RN FICA EM LAGOA SECA? 

VEJA 5 CURIOSIDADES INCRÍVEIS SOBRE ELA


Você provavelmente já deve ter passado várias vezes por esta árvore que fica em Lagoa Seca, sem nem percebê-la ou sem saber que ela guarda incríveis curiosidades:

1. Ela é a árvore do tipo que vive por mais tempo no planeta terra

A árvore é um baobá. Há quem afirme que o baobá pode viver até 6000 anos, mas não há comprovação científica sobre isso, pelo simples fato de que sendo oco interiormente, ele não forma anéis  recurso que a ciência usa  para medir a idade das árvores. Mas sem dúvida é  a árvore mais longeva do planeta.

Pode atingir uma altura de mais de 25 metros e seu tronco medir 20 metros de diâmetro.

Quando jovem apresenta folhagem diferente daquelas presente na vida adulta. Quando velho adquire uma aparência fossilizada, mas está vivíssimo.

2. Ela tem esse nome porque foi “adotada” por um poeta

O poeta e professor Diógenes da Cunha Lima comprou o terreno onde ela estava localizada a fim de preservá-la pois estava prestes a ser derrubada.

3. Além de maior árvore de Natal, ela é o maior baobá do Brasil em circunferência

Um homem fica minúsculo próximo ao tronco do Baobá do Poeta

O “Baobá do Poeta” é o maior baobá do Brasil em circunferência com(19,5m).

4. Ela foi lembrada no famoso livro “O Pequeno Príncipe”

No Rio Grande do Norte, credita-se a esse baobá a inspiração de Saint-Exupéry ao criar desenhos de O Pequeno Príncipe,  livro com mais de 230 traduções no todo mundo.

“Algumas ‘coincidências’ tornam a hipótese verossímil. O baobá exilado em Natal foi visitado pelo autor, quando aqui esteve, nas décadas de 20 e 30 e era hóspede da proprietária do terreno. Os desenhos por ele feitos em seu livro, como o elefante, a estrela, o vulcão, as dunas e falésias lembram o mapa e outros símbolos do Rio Grande do Norte” – disse o Diógenes, dono do Baobá

5. O sobrinho-neto de Saint Exúpery já foi em Natal-RN visitar a árvor

Em 6 de Maio de 2009 o baobá recebeu a visita do sobrinho-neto de Saint-Exupéry, o engenheio François D’Agray, que esteve em Natal, à convite da Prefeitura Municipal.

O sobrinho de Exupéry veio ao Brasil para o lançamento dos livros “O Pequeno Príncipe me disse” e “Antoine de Saint-Exupéry – A História de uma História” da escritora paulista Sheila Dryzun.





Nenhum comentário:

Postar um comentário