terça-feira, 2 de maio de 2017

A PALAVRA TEM SENTIDO - 1



CHICLETE COM BANANA

É o nome de uma conhecida banda de axé. Axé yorumbá significa força, energia, e música brasileira da Bahia. A expressão nasceu de um acordo militar, durante a Segunda Guerra Mundial, em maio de 1942, entre o Brasil e os Estados Unidos e foi assim apelidada. Os nomes próprios nem sempre tem lógica. A banda não se refere aos Estados Unidos.




Um comentário:

  1. Tem uma Música interessantemente, bem autoexplicativa.

    Chiclete Com Banana
    Gordurinha e Almira Castilho, gravada por Jackson do Pandeiro em 1959


    Eu só boto bebop no meu samba
    Quando Tio Sam tocar um tamborim
    Quando ele pegar
    No pandeiro e no zabumba.
    Quando ele aprender
    Que o samba não é rumba.
    Aí eu vou misturar
    Miami com Copacabana.
    Chiclete eu misturo com banana,
    E o meu samba vai ficar assim:

    Tururururururi bop-bebop-bebop
    Tururururururi bop-bebop-bebop
    Tururururururi bop-bebop-bebop
    Eu quero ver a confusão

    Tururururururi bop-bebop-bebop
    Tururururururi bop-bebop-bebop
    Tururururururi bop-bebop-bebop
    Olha aí,o samba-rock,meu irmão

    É,mas em compensação,
    Eu quero ver um boogie-woogie
    De pandeiro e violão.
    Eu quero ver o Tio Sam
    De frigideira
    Numa batucada brasileira.

    https://www.youtube.com/watch?v=EWjLg74cS4A

    ResponderExcluir