segunda-feira, 15 de maio de 2017

ELIS REGINA POR RUY CASTRO




“Antes e durante o reinado de Elis, muitas cantoras foram notáveis também por alguma característica além da voz — as mãos de Carmen Miranda, a pinta no queixo de Emilinha Borba, as curvas de Marlene, o rosto de Doris Monteiro, as bochechas de Dolores Duran, os olhos de Maysa, os joelhos de Nara Leão, as pernocas de Wanderléa, o nariz de Maria Bethânia, o umbigo de Gal Costa, o decote de Fafá de Belém. Mas só Elis teve as axilas”.

Ruy Castro registrou que Elis Regina foi a primeira grande artista a exibir as axilas depiladas. É absolutamente notável a sua observação sobre pequenos detalhes de outras cantoras do Brasil.

Penso que Elis restaurou uma antiga prática dos Tupis, que ensinaram a depilação e nudez feminina ao mundo dito civilizado. As nossas índias, naturalmente sem pelos, também faziam depilação.

Pedro Vaz de Caminha na carta a El Rey D. Manoel faz curiosa observação. Sobre as mulheres encontradas na primeira viagem. “A sua vergonha era tão graciosa que a muitas mulheres da nossa terra vendo-lhes tais feições fizera vergonha por não terem as suas como elas”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário