segunda-feira, 19 de junho de 2017

O JULGAMENTO DE JARARACA





A SBEC-Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço abriu com chave de ouro as festividades para comemorar os 90 anos da resistência de Mossoró ao bando de Lampião. Foi sucesso total o júri simulado do Jararaca, realizado no dia 9 de junho de 2017, no Salão do Júri de Fórum Silveira Martins.

A maneira como o júri foi realizado obteve elogio unânime dos presentes. O organizador e presidente do júri, juiz Breno Valério Fausto de Medeiros, altamente técnico e didático na condução dos trabalhos. Embora fosse um júri simulado, o doutor Breno Valério primou pela normas jurídicas, de modo que deu uma excelente demonstração de como se realiza um júri, o que fez com que os estudantes dos cursos de Direito presentes aproveitassem muito desta verdadeira aula prática de Direito Processual Penal.

Dois momentos foram as falas dos advogados de acusação e de defesa, respectivamente, Diógenes da Cunha Lima e Francisco Honório de Medeiros Filho, que brilharam na eloquência, conteúdo histórico e ampla e profunda cultura regional, que ambos são possuidores. Foram momentos de esbanjamento cultural ofertados aos presentes.

O Conselho de Sentença, formado por sete legítimos representantes de Mossoró (professora Inessa Linhares Vasconcelos, professora Ludimilla Carvalho Serafim, padre Manoel Vieira Guimarães Neto, escritor e médico Armando Negreiros, advogado Clóvis Vieira, advogado Lúcio Ney e jornalista Rubens Coelho), valorizou com os seus votos o resultado da sentença. 

A SBEC e Mossoró estão de parabéns pela realização deste evento jurídico, histórico e cultural, feito com esmero técnico e refinamento jurídico. O Presidente da SBEC, professor Benedito Vasconcelos Mendes, e o presidente da Comissão Organizadora das Festividades dos 90 anos da resistência, Francisco Marcos de Araújo, agradeceram a brilhante atuação do júri simulado. Agradeceram também ao diretor do fórum, desembargador Silveira Martins, ao juiz de Direito Herval Sampaio, por ter cedido o salão do júri com todos os equipamentos necessários para a realização do evento.

O resultado foi inusitado, o cangaceiro Jararaca foi absolvido por 6 X 1.











Nenhum comentário:

Postar um comentário