terça-feira, 4 de outubro de 2016

PERSONALIDADES CURIOSAS: (01)





ASSIS CHATEAUBRIAND (1892-1968)


Nascido em Umbuzeiro, pequena cidade da Paraíba. Ele criou muitas histórias ao longo da vida. Virou nome de cidade no interior do Paraná. Foi um homem amado por muitos, odiado por outros e admirado por todos.

O homem da comunicação do Brasil. Montou a maior cadeia de rádio do nosso País. Também fundou o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Aproveitou a pobreza pós-guerra e conseguiu adquirir inúmeras obras de arte por preços baixos.

Jornalista, escritor, empresário, mecenas, advogado e político. Começa a trabalhar como jornalista aos 15 anos de idade, nos jornais “Gazeta do Norte” e no “Diário de Pernambuco”. Com a mesma idade, ingressa na Faculdade de Direito do Recife, onde mais tarde ministra aulas.

Em 1950, abre em São Paulo a primeira emissora de televisão brasileira e da América Latina, a Rede Tupi, inaugurada no Rio de Janeiro em 1951, ano em que Chateaubriand é eleito senador da Paraíba. Com a morte de Vargas, em 1954, ocupa a cadeira do ex-presidente na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Entre 1957 e 1960, é embaixador do Brasil na Inglaterra. Em 1960, sofre uma trombose que o deixa sem poder andar e falar. Consegue se recuperar parcialmente e permanece publicando artigos com a ajuda de uma máquina criada pela IBM.


Ao longo de sua vida publica, só nos próprios jornais, 11.870 artigos assinados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário