segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

CIDADÃO PAULISTANO




JURISTA NATALENSE RECEBE TÍTULO 
DE CIDADÃO PAULISTANO NA CÂMARA


O professor doutor Rodrigo da Cunha Lima Freire se graduou na área do Direito em 1993, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E foi a paixão pela carreira acadêmica que o trouxe a São Paulo pouco tempo depois.  Ele conta, no entanto, que a relação de afeto com a capital paulista, ainda que indiretamente, começou bem antes, na adolescência.

“Minha história com São Paulo começou antes de eu morar aqui. Porque conheci uma paulistana com 15 anos de idade. Namoramos dos 15 aos 18 anos e continuamos casados até hoje. Quando vim para cá, aos 21 anos, para fazer um mestrado, fui ficando, ficando e me apaixonei de novo, desta vez pela cidade, e não saí mais”.

Depois do mestrado na PUC (Pontifícia Universidade Católica), Rodrigo partiu para o doutorado em Direito Processual Civil. Além de conferencista em diversas instituições, Rodrigo atualmente leciona na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e no CERS (Complexo de Ensino Renato Saraiva).

Entre os vários títulos que recebeu na carreira, como a ‘Láurea do Mérito Docente pela Ordem dos Advogados do Brasil’, o professor Rodrigo Freire admitiu que o de Cidadão Paulistano foi um dos mais emocionantes.

“Uma honra muito grande. Essa Câmara já prestou uma homenagem a outro natalense, um muito famoso, chamado Luís da Câmara Cascudo. E eu, sendo homenageado também dessa forma, me sinto realmente muito feliz. Para mim, é uma emoção indescritível”, disse.

Para o professor universitário Carlos Alberto Garbi, desembargador do Tribunal de São Paulo, a concessão do Título ao amigo e colega de profissão é mais que justa.

“O professor Rodrigo se integrou efetivamente à cidade de São Paulo. E poderia até dizer que já é um paulistano ‘nato’. Além disso, é um professor dedicado e muito querido pelos alunos e por todos. Ele tem as características que são próprias do natalense: uma alegria natural e uma forma positiva de ver as coisas na vida. E tem contribuído de uma forma muito importante pela causa da educação e formação dos jovens aqui na cidade de São Paulo”.

O procurador do Estado de São Paulo e professor universitário Paulo de Tarso Neri conhece o homenageado há quase 20 anos. Ele destacou a importância das publicações de Rodrigo na área processual.

“É um dos maiores processualistas vivos do Brasil, com vários livros publicados. É só olhar para as redes sociais a constatar a consideração que a sociedade civil tem por ele. Eu diria que Rodrigo presta um serviço para a sociedade paulistana, paulista e brasileira”.

A Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Paulistano teve a iniciativa do vereador Eduardo Tuma (PSDB).

“O Rodrigo é oriundo de Natal, mas foi em São Paulo que fixou as suas raízes e estabeleceu  suas bases como profissional da advocacia e professor de Direito. Ele também auxilia muito nas áreas social e do terceiro setor. E isso há muito tempo. Então, eu não vejo esse título como uma concessão. Vejo mais como o reconhecimento de um paulistano que foi adotado pela nossa cidade de São Paulo, nossa cidade mãe”, afirmou Tuma.

Rodrigo da Cunha Lima Freire também é membro da Comissão de Direito Processual Civil da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo. Integrante do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Processual) e compõe o quadro da ANNEP  (Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo).



(Publicado no Informativo da Câmara Municipal de São Paulo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário