terça-feira, 17 de março de 2020

UM HOMEM CHAMADO PEDRO MOURA





eu vi minha mãe rezando aos pés da ave maria, era uma santa escutando o que outra santa dizia... era assim... eu vim destes gestos... a minha infância foi dourada... e deu ouro 21? minha fé ainda permanece até hoje...

fui coroinha.... ajudava as missas...era amigo do pároco da minha cidade, monsenhor pedro moura... convivi com um santo....

muitos não gostavam do padre pedro porque ele era tímido, fechado, caminhava lendo um livro...e isto no interior tem uma resultante : é pra não falar com o povo....

quando meu avô morreu, celestino pimentel, padre pedro foi transferido... eu lhe disse na sacristia: senti muito mais a sua transferência do que a morte do meu avô...ele achou genial o que o garoto de dez anos dissera é mandava eu repetir para os seus.

padre pedro lutava pela cidade de nova cruz....fez o hospital...fez uma maternidade... e fez o bairro de santa maria gorethe, o catolé, onde passou a residir...

de 15 em 16 dias íamos celebrar em serra de são bento....ele dirigia a kombi, e ao lado a irmã yvonete? e eu o acólito.... ivonete depois foi minha aluna no curso hipócrates, já a esposa do sr pedro moura....

o padre pedro carregava a sua cruz: era filho de um cego, seu gonçalo, que assistia a missa do filho em cadeira especial com genuflexor... sempre com um palito marrom....

na época da revolução , era sábado, e chegou um coronel do exercito pra uma fiscalização.... a tese era que estava p havendo desvio de verbas, destina das a construção do hospital de nova cruz...

sábado, meio dia, adentra a construção o imponente coronel....encontra um servente de pedreiro e um andaime, onde um homem de calção segurava uma colher de pedreiro e sentava tijolos.... o coronel entra como quem chega estabanado e pergunta:@estou procirando o monsenhor pedro moura...vocês conhecem?

o monsenhor pedro moura suspende o assentamento de tijolos e de cima do andaime responde: sou eu....em que posso servi-lo? o coronel paralisa.... assume todos os espectros de cores e grita: meus parabéns monsenhor pedro moura... ah se todos fossem iguais ao senhor...

monsenhor pedro moura tem de se perpetuar na história de nova cruz...



BERNARDO CELESTINO PIMENTEL





Nenhum comentário:

Postar um comentário