terça-feira, 13 de agosto de 2019

A ÓPERA LEONOR NO TEATRO DE SANTA ISABEL




No Teatro de Santa Isabel (praça da República, s/n, Santo Antônio, Recife, Pernambuco), o retorno de “Leonor”, ópera em um ato com música do compositor, pianista e professor pernambucano Euclides de Aquino Fonseca (1853-1929). Diferentemente do que foi encenado há 135 anos, por falta de recursos, dessa vez a montagem será exibida em sua versão completa, com cenário e figurinos. “Para ‘Leonor’ trabalhamos com os dois manuscritos de Euclides que estão na biblioteca do Instituto Ricardo Brennand, de 1883 e 1915. Juntamos todo o material e organizamos de modo fidedigno ao enredo, para que tudo composto na época seja aproveitado”, contou o maestro Wendell Kettell, à frente da regência do drama musical, que conta também com o Coro da Academia de Ópera e Repertório e da Sinfonieta da UFPE.

Realizada pela Gárgula Produções, Academia de Ópera e Repertório e Sinfonieta UFPE, com incentivo do Funcultura - conta a história de Leonor, que vem de uma família abastada na Ilha de Itamaracá e cai de amores por Antônio, um homem simples que lhe pede em casamento. A família da noiva não aceita e ele, inconformado, integra a guerra contra os holandeses e é dado como desaparecido, ocasião em que a sua amada vai viver ao lado do irmão mais velho, Dom Nuno.

Quarenta pessoas integram o elenco da ópera, entre elas Jéssica Soares e Natalina Chikushi (fazendo as vozes de soprano/mezzo-soprano), que se revezam no palco como Leonor, além de Diel Rodrigues e Lucas Melo (Don Antonio; tenor) e Anderson Rodrigues e Tiago Costa (Don Nuno; barítono).








Nenhum comentário:

Postar um comentário