quarta-feira, 19 de junho de 2019

CENTRO CULTURAL TRAMPOLIM DA VITÓRIA




O aeroporto internacional Augusto Severo, desativado desde maio de 2014, terá uma nova utilização para sua área construída depois de mais de cinco anos fechado. A proposta da Academia Norte-rio-grandense de Letras, com aval da prefeitura de Parnamirim e do Comando Geral da Aeronáutica em Brasília, é transformar a área no Centro Cultural Trampolim da Vitória. Nesta terça-feira, 18 de junho, aconteceu o lançamento oficial do projeto que vai unir atrações históricas, culturais e entretenimento, potencializando o turismo e difundindo a história do Rio Grande do Norte.

Com auditório lotado, o evento contou com representantes da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL), da prefeitura de Parnamirim, da Força Aérea Brasileira (FAB), do Governo do Estado, Conselho Estadual de Cultura, Fundação Rampa, Fundação Parnamirim de Cultura e dos historiadores Rostan Medeiros, Augusto Maranhão e Fred Nicolau, que foi vestido de soldado norte-americano. Durante sua fala, o presidente da ANRL, Diogenes da Cunha Lima, lembrou da importância de Augusto Severo, reverenciado em países europeus, e do domínio histórico do Rio Grande do Norte na aviação nacional.


O presidente da ANRL relatou os primeiros passos para a concretização do projeto. A visita a Brasília, ao lado de Genibaldo Barros, para reunião com o brigadeiro potiguar e ministro-presidente do Superior Tribunal Militar, William Barros, que abraçou a ideia e conseguiu a adesão de oficiais superiores; as sucessivas reuniões na base aérea de Natal e, por fim, o apoio do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, que entusiasmado adotou o projeto do Centro Cultural Trampolim da Vitória. Diogenes lembrou como em 1929, o famoso Zepelim mudou sua rota para jogar uma coroa de flores na Praça Augusto Severo com os dizeres “A Alemanha homenageia o Brasil na pessoa do seu filho Augusto Severo”. Citou também o juiz e conselheiro do Conselho Estadual de Cultural, Ivan Lira, que destacou a importância do resgate de Augusto Severo, já que ele deixou de ser nome de cidade, de aeroporto, de praça e até de colégio que fechou.

Ainda no evento, o músico Carlos Zens interpretou “Royal Cinema”, clássico do acadêmico Tonheca Dantas muito tocado na BBC durante a Segunda Guerra Mundial. O secretário de Finanças, Planejamento, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Giovane Júnior, detalhou o empreendimento, exibindo vídeo e anunciando que mais de 4 mil peças e documentos históricos estarão à disposição do público. Já o historiador Augusto Maranhão contou que esteve recentemente em Paris, colocando flores na rua onde Augusto Severo sofreu o acidente fatal que o matou.


O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, determinou a entrega a primeira parte do projeto no dia 17 de dezembro deste ano, para tal a prefeitura disponibilizou 2 milhões de reais. O Centro Cultural Trampolim da Vitória terá apoio das embaixadas Americana, Francesa e Italiana, que foram visitadas pelo prefeito e seu secretariado. É uma iniciativa importante não só para a economia como geradora de emprego e renda, mas também para o resgate da história, lembrando a poderosa participação do território potiguar durante a 2ª Guerra Mundial. “Nós somos atores desse momento histórico e contar essa trajetória é resgatar a nossa história e a importância da influência desse período nos nossos costumes e na nossa cultura. Trazer esse novo olhar sobre esse potencial turístico que nós temos deverá atrair novos visitantes para o nosso estado”, comentou o prefeito.

O centro ocupará quatro espaços da Base Oeste da Ala 10, incluindo a área em que funcionava o antigo aeroporto. Na área em que funcionava o antigo terminal de passageiros funcionará um pavilhão de exposições, com mostras temáticas e exposições de doze aviões, dois deles utilizados na época da 2ª Guerra Mundial. Outro espaço utilizado será o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, quando aqui chegou Paul Vachet afim de instalar um aeródromo para a empresa francesa de aviação.


Além deste espaço, será utilizado ainda a Estação da Lati, fundado em 1939 quando a Linee Aeree Transcontinentali Italiani (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas) construiu seu primeiro Hangarv para ligação aérea das Américas com a Europa, em substituição aos alemães envolvidos na 2ª Guerra Mundial. Serão utilizados ainda três edificações da Base Oeste da Ala 10, construídas originalmente pela aeronáutica, a partir de 1942, com a criação da Base Aérea de Natal. Um VLT para turistas vai ligar a Praça Augusto Severo, em Natal, ao pavilhão central do centro cultural. Por fim, será reproduzido o papa-fila, um espécie de ônibus puxado por um FNM utilizado na época da II Guerra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário