quinta-feira, 12 de maio de 2016

NA GAVETA DO TEMPO





Este livro é invenção de um grupo de generosos amigos e amigas: Sanderson Negreiros, Alex Nascimento, Mariana Rodrigues, Lalinha Duarte Barros, Marize Castro, Maia Pinto, Volonté, Mário Ivo Cavalcanti. Teve também o adjutório de Beatriz, filha, que foi cuidando da cedição, dividindo a peneira com Alex, Mariana, Mário Ivo e Graziela Grilo, revisora. Revisores, editores.

Juntaram textos publicados no Jornal de WM, coluna que assino há 52 anos na Tribuna do Norte, aos quais acrescentou-se meia dúzia de prefácios e orelhas que escrevi para livros de amigos. Confesso que nunca foi projeto meu, nem no tempo que existia a Sudene, publicar livro. Quem desejasse fazê-lo que fosse aos arquivos da TN e tentasse exercitar a paciência no rastro de mais de meio século de ofício.

Foi o que o grupo fez. Aqui estão algumas dessas crônicas ou notas publicadas nestas cinco décadas de coluna. A seleção dos textos não obedece à ordem cronológica nem os motes se alinham. O primeiro Jornal de WM foi publicado no 15 de março de 1964, segunda página do primeiro caderno, tendo como vizinhos três poetas/cronistas: Berilo Wanderley, Sanderson Negreiros e Newton Navarro. A coluna ocuparia – como ocupa ainda hoje – em registrar os fatos da vida política, cultural e social da província. Aqui e acolá, podendo atravessar os limites da aldeia. Noticiar e comentar. É o que tento fazer ainda hoje, apesar do cansaço da rotina e da idade. O jornalismo já me consumiu 62 dos quase 80 anos que vou fazer agora, mais alguns meses.

O meu retrato na capa não é uma imposição da vaidade que não tenho. É uma homenagem ao seu autor, o fotógrafo e amigo Giovanni Sérgio, filho de um grande companheiro de jornal, ainda dos anos 50, da boemia e de incursões literárias, Joanilo de Paula Rego. Giovanni, com sua lente mágica, conseguiu me fazer simpático. Ou não?

Dedico este livro às minhas netas Gabriela, Natália, Maria Teresa e Julinha; aos netos Tibério e Francisco; e à memória do meu filho Rogério.


WODEN MADRUGA


Natal, março de 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário