quinta-feira, 4 de maio de 2023

OBRAS INÉDITAS de CÂMARA CASCUDO

diogenes da cunha lima e câmara cascudo

 

 

Um total de nove trabalhos de Câmara Cascudo, alguns deles reconhecidamente inéditos, foram encontrados em sua biblioteca particular. A descoberta foi feita por Woldney Ribeiro de Souza, que é restaurador de livros e responsável técnico pela manutenção e organização do acervo bibliográfico, documental e museológico do Instituto Câmara Cascudo.
 
Ao término da digitalização e acondicionamento das correspondências, em 2016, iniciou-se uma pré-seleção dos outros documentos do acervo, entre eles recortes de jornais, originais datilografados, manuscritos, anotações, materiais de pesquisas, fotografias, cadernetas de anotações, etc., com vistas a novas digitalizações.
 
Durante este trabalho, foram encontrados diversos fragmentos de livros que despertaram a curiosidade sobre o ineditismo dos mesmos, além de algumas obras encadernadas, ora manuscritas, ora datilografadas pelo Mestre Câmara Cascudo.
 
Com o fechamento temporária da instituição devido a pandemia, as buscas foram interrompidas e retomadas no início de 2023. A separação física deste material foi concluída em sua quase totalidade. Em algumas das obras faltam partes que não comprometem o seu conteúdo, tais como índice, apresentação, capa, etc.
 
As obras encontradas foram: (1) Caveira no campo de trigo e outros poemas inúteis (2) Buda é santo católico? (3) Olhando John Bull... (4) No quotidiano brasileiro (5) História antiga do Ceará-Mirim (6) História da literatura norte-rio-grandense (1832-1912) (7) Ruas da Cidade do Natal (8) Livro de Linhagem (9) Índice dos Capitães-Mores e Governadores do Rio Grande do Norte.
 
Todo material será submetido a uma criteriosa análise, revisão e confronto com obras já publicadas de Cascudo para confirmação de ineditismo, antes de futuras publicações.
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário