sexta-feira, 18 de março de 2022

RONALDO CUNHA LIMA por ALEX MEDEIROS

ronaldo e diogenes cunha lima



Hoje a vizinha Paraíba e parte dela que habita o solo potiguar celebram os 86 anos de nascimento do poeta, advogado, político e agropecuarista que expandiu sua inteligência para todo o Brasil com ações políticas e atos literários que os levaram a ter um livro incluído num curso de mestrado em linguística na Universidade de Berlim. Nascido em 18 de março de 1936, começou a trabalhar aos 15, em 1951, como jornaleiro e boy de um cartório.
 
Nos anos 1970 eu vi Ronaldo Cunha Lima pela primeira vez numa televisão em preto e branco, ele no palco do programa J. Silvestre, na TV Tupi. Dois fatos atraíram minha atenção: suas citações dos poemas de Augusto dos Anjos – que nunca mais deixei de ler e até criei um personagem inspirado nele – e os nome e sobrenome da sua mãe, exatamente iguais aos da minha, Dona Francisca e/ou Dona Nenzinha. Ronaldo foi genial, como os sonetos dele abaixo.
 
OS OLHOS de NÓS DOIS
 
Que meus olhos te vejam todo dia,
em uma hora qualquer, qualquer momento,
como pode te ver meu pensamento
que por teu corpo, quando quer, vadia.
 
Que a minha boca encontre a ousadia
de beijar tua boca e que esse intento
aconteça suave como o vento,
despertando a paixão, que obsedia.
 
Que eu te veja e me veja novamente.
nossos olhos, postados frente a frente,
talvez permitam amanhãs, depois.
 
Quem sabe, então, o teu olhar me veja
com o olhar de quem quer, de quem deseja
ver a vida com os olhos de nós dois.
 

FORTALEZA INTERIOR
 
Cansado de sofrer do mal de amor
resolvi proteger meu coração.
e comecei a grande construção
da minha fortaleza interior.
 
Fiz vigas de concreto contra a dor,
revesti as paredes de razão.
janelas, portas, piso, elevador...
tudo impermeável à emoção.
 
Como não tem no mundo quem não falhe,
esqueci, entretanto, de um detalhe,
e o meu trabalho não ficou completo.
 
Meu coração, enfim adormecido,
acordou de repente com um ruído...
era a saudade entrando pelo teto!
 
 
Publicado na “Tribuna do Norte”
18 de março de 2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário