segunda-feira, 29 de julho de 2019

MENSAGEM AO PAI




Tenho um PAIfessor que me ensina desde pequena. Ele não deixa chamar jerimum de abóbora, macaxeira de mandioca, nem Forte dos Reis Magos, ao invés da imponente Fortaleza. Também me ensinou  a sentir poesia, sendo sua vida o próprio poema. Para um poeta, uma flor nunca é só uma flor, imagine o  seu baobá, que cuida com muito carinho. Com ele, aprendi que a memória deve ser seletiva. Lembranças felizes devem  recitadas em detalhes. As amargas, esquecidas totalmente. Como um camaleão,  reinventa-se e se adapta.  Aos 82 anos completos hj , é um homem em construção, ávido por novos projetos (a maioria em benefício da sua cidade), novas aventuras e muitos planos, impregnados de positividade e fé. Ensina pelo exemplo. Sua máxima de ser útil e feliz é cumprida cotidianamente. Nas aulas sobre valores deixa claro que tempo vale muito mais que dinheiro. E se ele voa, meu mestre o pilota com a serenidade de quem sabe o valor do presente, a importância do passado e a eminência do futuro, para o qual idealiza brilhantes ações.

Nos ensinou sobre o amor, mas com pouquíssima psicologia. Quando crianças, dizia  - em separado, a todas nós - que éramos a filha predileta, até eu armar o circo para descobrir a tal brincadeira. Até hoje, é tanto amor dos seus 4 filhos que ainda brigamos por sua predileção, sua companhia, pelas suas lições. Como bons alunos,   passaremos nossas vidas tentando ser  úteis e felizes e ... jamais chamaremos jerimum de abóbora!

Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado











Nenhum comentário:

Postar um comentário