terça-feira, 7 de junho de 2016

QUATRO VEZES JARBAS PASSARINHO





(01)

Quando estava como Secretario de Educação do Estado, o ministro Jarbas Passarinho reuniu muitos secretários pedindo, em hora vaga de trabalho, que cada um falasse da importância do seu município. Cada um contou sobre os valores econômicos, industriais e produtivos. Quando chegou a minha vez, disse que era nascido em Nova Cruz, uma das cidades mais importantes do Nordeste. E expliquei: Nova Cruz produz recursos humanos para o desenvolvimento do Brasil. O ministro deu risada e passou a divulgar esta história.

(02)

Dr. Onofre Lopes me contou que havia um homem que servia café no Ministério da Educação. Era um ingênuo, pouco inteligente. Estava servindo quando se deparou com o ministro Jarbas Passarinho, que recebia reitores. O servidor perguntou: “Como é o nome do senhor?”. Escandindo as sílabas, ele respondeu: “Meu nome J-a-r-b-a-s- G-o-n-ç-a-l-v-e-s-P-a-s-s-a-r-i-n-h-o”. E o servidor: “É bom saber, porque não gosto de servir café a quem não conheco”.

(03)

No Ministério da Educação havia um valioso quadro que retratava um homem moreno, de cara fechada, dura, à beira de um rio e com uma flor na mão. O Ministro Jarbas Passarinho apelidou o quadro de reitor Onofre. Isso pegou no Ministério.

(04)

Na disputa acirrada na reitoria da UFRN, o ministro Jarbas Passarinho procura seu amigo Dinarte Mariz e disse a ele que falava em nome do Presidente da República: “O senador Mariz está causando grande problema ao sistema”.

Dinarte respondeu: “Ainda ontem resolvi um problema que o Presidente me pediu”. 

Passarinho: “O presidente recebeu correspondência dos monstros consagrados da literatura indicando o nome do seu candidato, Diogenes da Cunha Lima. O presidente quer lhe valorizar, mas não quer criar problema com o governador, que apoia outro. Então indique outro nome, um terceiro da lista, que amanhã mesmo será nomeado". 

Dinarte responde: “Passarinho, amigo, é justo que você que trouxe a informação do Presidente, leve a ele a minha resposta. Diga que se eu tiver dois candidatos para um único cargo estou traindo um deles”. No outro dia fui nomeado.



DCL




Nenhum comentário:

Postar um comentário