terça-feira, 2 de agosto de 2022

O LIVRO de JAHYR NAVARRO



Lançamento do livro do médico e acadêmico Jahyr Navarro, “Lembrando Natal do meu Tempo”. Apresentação de Daladier Cunha Lima e orelhas de Berilo de Castro, todos médicos e escritores. Tem o selo do Sebo Vermelho. Confira o prefácio de Armando Negreiros:
 
É um verdadeiro presente para o leitor. Acompanhei durante anos a publicação das diversas crônicas em jornais locais. A cidade de Natal é dissecada em todos os aspectos – cultura, pessoas, praias, clubes, esportes, tudo enfim – de forma bem-humorada e com detalhes e sensibilidade o que mostra a memória e a disposição para relatar fatos e comportamentos com um estilo leve e descontraído, o que torna a leitura prazerosa.
 
​Trabalhamos juntos no terceiro turno do Pronto Atendimento na Ribeira. Há mais de quinze anos que vinha insistindo para ele publicar um livro reunindo esses escritos. Fico feliz em ver esse belo volume concluído. Nessa convivência diária, uma das características de Jahyr, que permanece até hoje quando nos encontramos na Academia de Medicina, é ter sempre uma história engraçada para contar, em seus mínimos detalhes. Aliás, esses papos costumam ocorrer também em diversos bares, sendo o mais comum o Azulão.
​Além das histórias do autor, o livro é enriquecido com:
 
– Uma Apresentação do Professor Daladier Pessoa Cunha Lima, seu colega de turma (1960 – 1965);
 
– Com um texto – Jahyr, o amigo de Roberto B. Furtado, onde relata as disputas e brincadeiras desde os tempos de criança;
 
– Um discurso do saudoso Ticiano Duarte – Lembrando os oitenta anos de Jahyr;
 
– Orelhas de Berilo de Castro.
 
​O autor fala sobre ele mesmo no seu discurso em comemoração aos 80 anos. A leitura é empolgante não só para quem conheceu Natal e os seus habitantes de décadas passadas, mas para todos os leitores interessados em história e aspectos biográficos de grandes figuras escritas com espiritualidade e inteligência neste LEMBRANDO NATAL DO MEU TEMPO.
 
​Solicitei ao seu irmão Jurandyr Navarro, meu confrade da Academia Norte-rio-grandense de Letras, um depoimento sobre o autor de LEMBRANDO NATAL DO MEU TEMPO. A diferença de idade de Jahyr(22.05.1928) para Jurandyr (29.03.1929) é de dez meses. Não há indiscrição, pois me foi permitido divulgar. É até mesmo um elogio para ambos aos 94 anos em pleno gozo de saúde física e mental. Parabéns aos dois e vamos para o depoimento de Jurandyr:
 
​“Desde moço que Jahyr é sentimental. Seus escritos atestam essa marca indelével. Tal conduta espiritual lembra a sentença expressada pela literatura francesa, na voz oracular de Eugene Delacroix: ‘Acalentamos sublimes ideais na juventude, felizes aqueles que os conseguiram’.
 
O estilo, por ele utilizado nos textos do presente livro, agrada o entendimento dos seus leitores. Apresenta-se espontâneo, destituído de quaisquer aparências artificiais.
 
A todos agrada os conteúdos debatidos e apresentados com admirável clareza.
 
Médico atuante, até hoje, beirando a idade secular, Jahyr viveu uma existência cheia de entusiasmo.
 
Seu ardor pela meta almejada recorda a expressão doutro autor gaulês, ao declarar:
 
Oh! Maravilhoso entusiasmo de uma alma jovem! Ela pode ir de vereda a vereda. Nada a satisfaz, nem a sede que a atormenta, pois para essa sede sublime é necessário o céu inteiro.”
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário