segunda-feira, 21 de outubro de 2019

ÁRVORE NATALENSE INSPIROU EXUPÉRY






Folha de S. Paulo, 30 de março de 1995
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/3/30/turismo/12.html


EDSON FRANCO


No campo das fábulas, Natal possui uma de suas árvores no asteróide B 612. A árvore é um baobá localizado na rua São José, bairro do Alecrim.
Já o asteróide era o lar do "Pequeno Príncipe", obra clássica do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944).

A visita de Exupéry à capital potiguar aconteceu provavelmente entre 1926 e 1930, período em que ele pilotou aviões do correio entre o noroeste da África e a América Latina.

Com seu diâmetro de 18,4 metros, o baobá serviu para o escritor fazer uma metáfora sobre o bem e o mal em seu livro.

"No planeta do principezinho haviam ervas boas e más. Mas as sementes são invisíveis. Elas dormem no segredo da terra até que uma cisme de despertar. Se é de roseira ou rabanete podemos deixar que cresça à vontade. Mas quando se trata de uma planta ruim, é preciso arrancar logo."

Apresentando como motivo o pequeno tamanho de seu país, o pequeno príncipe não podia permitir o crescimento dos baobás em seu território.
Botânica

Originário da África, o baobá é considerado o maior vegetal existente no mundo. Sua longevidade chega a ultrapassar os mil anos.

Com raiz central profunda e raízes laterais grossas, o baobá possui caule de até 20 metros de altura recoberto de casca lisa e de cor acinzentada.
Sua madeira leve e porosa pode ser utilizada na fabricação de canoas. Depois de seca, essa árvore concentra muita celulose, matéria-prima do papel.

Briga

Outras cidades nordestinas que possuem baobás reivindicam para si o privilégio de ter inspirado o escritor francês.

Infelizmente, a resposta para essa questão afundou com Exupéry no mar Mediterrâneo. (EF)






Nenhum comentário:

Postar um comentário