quarta-feira, 29 de julho de 2015

DEDICATÓRIAS DE CASCUDO





Grande figura humana, Luís da Câmara Cascudo equilibrava-se entre a inteligência e a bondade. Nas próprias dedicatórias dos seus livros, quase sempre incomuns, ele dava uma qualificação da obra e chamava a atenção de um aspecto da personalidade da pessoa a quem era dirigida a assinatura. 

A Academia Norte-rio-grandense de Letras decidiu reunir essas dedicatórias para o seu acervo, além de enviá-las para o Instituto Ludovicus. Vejamos, a seguir, algumas delas, dedicadas a Diogenes da Cunha Lima:

“Ao meu querido amigo Diogenes, cuja lâmpada é o coração – seu grato Camara Cascudo”

“Para Diogenes da Cunha Lima, minha companhia afetuosa.”
Natal, 12-X-77, Dia da Criança.

“Ao querido Diogenes, para que veja, com a lâmpada do humanismo, como está presente na ronda do meu tempo.”
(No livro “Na Ronda do Tempo”)

“Para Diogenes um brinde neste Prelúdio da Cachaça, afetuoso e teórico.”
Natal, 24-11-71

“Para Diogenes da Cunha Lima o melhor açúcar desta sociologia – o seu cambiteiro”
(No livro Sociologia do Açúcar)

“Ao Diogenes, minha devoção natural”
VII-79

“Ao Diogenes da Cunha Lima inteiro e vivo no meu coração”

Natal  - 30-XII



Nenhum comentário:

Postar um comentário