terça-feira, 10 de dezembro de 2024

NOVO LIVRO: DICIONÁRIO AMOROSO de NATAL

 


DIOGENES da CUNHA LIMA LANÇA DICIONÁRIO AMOROSO de NATAL
Obra é uma declaração de amor à cidade e apresenta personalidades, histórias e acontecimentos da geografia humana natalense
 
O advogado, poeta, professor e presidente da Academia Norte Rio-Grandense de Letras, Diogenes da Cunha Lima lança no próximo dia 12 de dezembro (quinta-feira) seu mais novo livro, “Dicionário Amoroso de Natal", a partir das 17h, no Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado. Na ocasião oferece coquetel assinado pela chef Fabiana Lira embalado pela música de Carlos Zens.
 
A obra de 294 páginas, editada pela Off-Set, é uma declaração de amor pela cidade. Possui verbetes que apontam personalidades, histórias, estórias e fatos que resgatam a memória e legitimam a auto-estima do natalense. Diogenes da Cunha Lima garante que o livro segue a linha de Álvaro Moreyra que diz: "As Amargas, Não”, numa referência à publicação que apresenta toda beleza da capital dos Reis Magos, da Xanana e do Baobá do poeta.
 
"Procurei o singular distinto, a unicidade e a excentricidade, a ficção que o povo inventa e a realidade vivida. Anotei as belezas miúdas, uma vez que não temos vocação para o monumental. Busquei registrar algumas protagonistas da história", explica o autor, um dos maiores intelectuais do RN. Ele acredita que o Dicionário Amoroso pode servir como um presente especial de Natal.
 
O livro tem capa com o painel de Dorian Gray Caldas alusivo à cidade, que foi resgatado de um hotel na Ribeira pelo procurador de Justiça Manoel Onofre Neto, um colecionador de obras de arte. O escritor pediu ao artista plástico Viicente Santeiro as capitulares integradas em lavandeiras que, por sua sugestão tornou-se pássaro símbolo de Natal, como anteriormente foi a xanana.
 
"Deus e os homens resolveram construir, aqui, um paraíso modesto, misturando perfeições e impurezas. Sobre elas, o Sol, pintor das manhãs e dos entardeceres do Potengi, brilha igualmente, ajuda os verdes e roxos das craibeiras e do pau-d'arco, revela as franjas da cidade, as favelas, os mangues usurpados, os escuros becos dos pecados. Sobretudo, sobre nós, natalenses, resiste o olhar leve da ternura sem fim", escreve o autor.
 
SERVIÇO
LANÇAMENTO
Dicionário Amoroso de Natal - Diogenes da Cunha Lima
Data: 12 de dezembro (quinta-feira)
Local: Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado 
(Praça 7 de Setembro, s/n Cidade Alta)
Hora: A partir das 17h
 
 *No evento, música de Carlos Zens
e coquetel de Fabiana Lira
 
 
 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Os 88 ANOS da ANRL no BAOBÁ CULTURAL

  

 

No Programa BAOBÁ CULTURAL
DIOGENES da CUNHA LIMA
apresenta o evento dos 88 ANOS da ANRL

👉🏻 O QUE ❓️    

Em festa, a Academia Norte-rio-grandense de Letras celebrou os 88 anos de sua fundação com programação especial. Na ocasião, o advogado Robson Maia Lins recebeu o Troféu Mecenas Potiguar e foi inaugurada a placa alusiva ao projeto de aquisição de equipamentos para criação da sala multimídia da Academia. 

SÁBADO
07.12.2024 | às 8h 

DOMINGO
08.12.2024 | às 12h

👇🏻 Assista o programa aqui 👇🏻
📺TV FUTURO canal aberto 14.1
📺 Cabotelecom 136
📺 Brisanet 07
📺 Net 17

 

 


terça-feira, 22 de outubro de 2024

“A NECESSIDADE da ARTE” na ANRL


 

Na manhã do último sábado, 19, aconteceu na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, a exposição coletiva “A Necessidade da Arte”, sob a curadoria de Manoel Onofre Neto, celebrando a 80ª Edição da Revista da ANRL.A ocasião também contou com o lançamento do livro “Infância e Poesia” de Oswaldo Lamartine, com apresentação de Diogenes da Cunha Lima, toque do sino de Auta de Souza e sax de Luiz Dantas.
 
Integraram a exposição 25 artistas que ilustram as capas da Revista da ANRL desde o número 55, sendo eles, Dorian Gray, Leopoldo Nelson, Iaperi Araújo, Newton Navarro, Alfredo Neves, Jussier Magalhães, Fernando Gurgel, Aécio Emerenciano, Abraham Palatinik, Thomé, Túlio Fernandes, Flávio Freitas, Maria do Santíssimo, Assis Marinho, Iaponi Araújo, Erasmo Xavier, João Andrade, Adriano Santori, Moura Rabello, Levi Bulhões, Zaíra Caldas, Carlos Gomes, Falves Silva, Jayr Peny e Djalma Paixão.