Na próxima quinta-feira, 30 de março, o Prefeito de Natal, Álvaro Costa Dias, lançará seu segundo livro. Desta vez, o tema escolhido é História do Brasil e o texto publicado vem sendo trabalhado por ele há cerca de uma década. O lançamento ocorrerá no Solar Bela Vista na Cidade Alta, a partir das 18h.
A ideia do livro surgiu há muito tempo e vem acompanhando o autor em seus raros momentos de folga por pelo menos 10 anos. Tudo começou com as leituras que costuma fazer sobre temas ligados à História, sobretudo do Brasil. Quando se deparou com livros muito antigos, diversos deles escritos por padres jesuítas, contando acerca da colonização do país e da utilização em larga escala de mão de obra escrava nativa, Álvaro teve contato com narrativas em detalhes da enorme dimensão que este cruel episódio teve na formação do Brasil enquanto nação.
“A História que nos ensinam nas escolas passa pela escravidão indígena muito superficialmente, mas a verdade é que foi algo muito maior do que a maioria de nós consegue conceber. Passei a pesquisar livros em toda parte que descortinassem cada vez mais essa parte da trajetória do Brasil que é omitida pela maioria dos livros a que temos acesso, pois os historiadores se basearam nos relatos de autores comprometidos com o projeto colonial português. É o que sempre acontece no mundo: são os vencedores que contam sua versão”, disse o autor.
A obra contextualiza a realidade brasileira que conduziu à caça dos nativos para serem submetidos a trabalhos forçados. Explica o modelo de colonização de exploração implantado pelos portugueses, passa pela extração do pau-brasil, a formação dos engenhos e o cultivo de cana de açúcar. Também posiciona as peças no tabuleiro colonial, detalhando os papéis de personagens como fazendeiros, bandeirantes, jesuítas e, claro, nativos. Por fim, conta sobre algumas das guerras travadas entre os povos originários e os portugueses, com especial ênfase para a Guerra dos Tamoios (o clímax final do livro), ocorrida no sudeste brasileiro, contrariando o senso comum de que a o descobrimento do Brasil foi pacífico e não encontrou resistência nativa.
“As pessoas acham que os portugueses chegaram aqui e ocuparam as terras sem reação. É necessário ressaltar que os índios ofereceram forte resistência diante dos invasores e da colonização de exploração aqui implantada. Inúmeras nações indígenas se revoltaram com a escravidão e as torturas, declarando guerra aos invasores. Estas guerras ficaram conhecidas como “guerras de resistência”. Depois passaram a se chamar “guerras de extermínio”, pois combatendo com armamentos inferiores contra canhões, fuzis e mosquetões, os índios foram praticamente dizimados. Eu pretendia contar neste livro um pouco da verdadeira trajetória de bravura, lutas e resistência desses povos que aqui estavam e não tiveram voz, não puderam falar ou expor sua versão.”, declarou Álvaro Dias.
SOBRE o AUTOR – ÁLVARO da COSTA DIAS
Álvaro da Costa Dias é um leitor dedicado que tem especial predileção pela História da América Latina, sobretudo do Brasil. Tornar-se escritor foi um caminho natural para ele que ora lança o seu segundo livro. Filho de Cleonice e Adjuto Dias, Álvaro nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte. Formou-se médico e iniciou sua carreira política no movimento estudantil. Foi Deputado Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Deputado Federal, vice-prefeito e Prefeito de Natal.
Data: 30 de março de 2023
Horário: 18h às 23h
Local: Solar Bela Vista
Valor do livro: R$ 50
Nenhum comentário:
Postar um comentário